top of page

HÉRNIAS ABDOMINAIS



Hérnia consiste em um defeito em qualquer parte da parede abdominal, em forma de orifício, por onde pode deslocar qualquer órgão da cavidade abdominal, como o intestino apêndice, gorduras abdominais, bexiga urinária, etc.

Alguns fatores aumentam os riscos de desenvolver como: a idade, sexo masculino com riscos até dez vezes maiores que o feminino, nascidos prematuros, excesso de força abdominal por tosse, exercícios físicos ou para urinar, devido ao aumento da próstata, constipação, obesidade, gestação, traumatismo e cirurgias abdominais.

Existem vários tipos de hérnias, e estas recebem o nome de acordo com a região em que ocorrem, sendo as mais comuns na inguinal, femural, umbilical e epigástrica.

Sempre que diagnosticado requer correção através de fechamento cirúrgico. A CIRURGIA PARA CORREÇÃO DA HÉRNIA (HERNIORRAFIA) pode ser realizada por Técnica Convencional (com cortes), por Videolaparoscopia, ou por Cirurgia Robótica.

O diagnóstico geralmente ocorre por exame físico, podendo ser necessário ultrassonografia, tomografia ou ressonância magnética

Quando um alça de intestino atravessa um orifício herniário, pode permanecer preso, encarcerada, ou sofrer com o comprometimento da circulação e necrosando, com a necessidade de uma cirurgia muito maior, com a ressecção do tecido morto.

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Siga
  • Facebook Basic Square
bottom of page